Quando estive em Auckland, tive a oportunidade de alugar uma bicicleta, e circular um pouco pela cidade.
Saí pedalando lá pelas 8 da manhã, e sem ter muito roteiro, pedalei um pouco pela cidade, e depois até Mission Bay que é uma praia próxima ao centro.
Uma coisa que me impressionou foi a grande quantidade de ciclistas para um dia de semana (era segunda-feira). Muita gente usa a bicicleta para ir ao trabalho. Principalmente as speed. E há uma boa extensão de ciclovias na cidade. Os ciclistas andam quase todos equipados com coletes refletivos e capacete (que é obrigatório segundo a lei lá). O trânsito de bicicletas também é organizado, todos pedalando na faixa da esquerda (no sentido dos carros, já que lá é mão inglesa).
Nas principais ruas com duas ou mais faixas, há placas indicando que na faixa da esquerda só podem circular ônibus e bicicletas até as 9 da manhã. Isso é um grande incentivo para o uso de transporte público e bicicletas no dia-a-dia.
Os motoristas em Auckland parecem saber lidar bem com ciclistas. Em ruas de uma faixa onde não tem ciclovia, tiraram algumas "finas", mas isso é inevitável em qualquer lugar do mundo.
Eu aluguei uma bike em uma bike shop mesmo, mas por todo centro da cidade (Queen St. e arredores), há bikes como estas abaixo para alugar.
Me explicaram como funciona, mas não pude testar. Seguinte: você liga do seu celular para o número que está escrito na bicicleta, e passa o número da magrela. A pessoa do outro lado da linha te passa o código para o cadeado, e pronto. É só botar o capacete e pedalar. O custo do aluguel (não lembro o preço, mas era justo) é debitado direto da sua conta de celular. Quando devolver a bike, você liga novamente para avisar, e encerra o tempo de aluguel. Eu não sei se qualquer um pode alugar, creio que é preciso fazer algum tipo de cadastro antes.
Seguem algumas fotos que eu tirei de infra-estrutura para bikes em Auckland.
Estacionamento de bikes no terminal de balsa.
Área para montagem/desmontagem de bikes na parte externa do aeroporto. Para quem chega com a bike desmontada na bagagem, ou para quem foi de bike e vai despachar a magrela.
A primeira foto é a placa lembrando que capacete é lei. A segunda é o suporte.
Auckland não é tão pequena assim. E por ser em uma área vulcânica, há bastantes morros para encarar quando se pedala.
Tampas de bueiro na ciclovia, e nas calçadas "share with care" para bikes e pessoas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário