segunda-feira, 16 de abril de 2012

Isso é uma Ciclovia - Recife/PE


Fica aí um exemplo pros gestores da cidade de São Paulo de como deve ser uma ciclofaixa. Só conheci uma (muito) pequena parte de Recife, e tenho certeza de que não é um lugar seguro para se locomover de bicicleta no cotidiano, mas isso é uma CICLOFAIXA de verdade.

Ciclofaixa não é "Faixa Compartilhada" (em SP acham que um desenho na rua e uma placa ajudam em algo), e não é uma "Ciclo Faixa de Lazer" que só funciona de domingos e feriados, ou como na do Rio Pinheiros - fecha as 18h e não tem iluminação.

Praia de Boa Viagem - Recife / PE:


Faixa EXCLUSIVA e devidamente sinalizada:


SEPARADA dos automóveis:


Com SINALIZAÇÃO adequada:



A educação dos motoristas, e principalmente, dos CICLISTAS no trânsito tem que melhorar muito.
Mas uma ciclofaixa exclusiva, separada do trânsito, sinalizada, e 24h / dia resolveria o problema nas maiores vias.*

* Claro que não vai ter uma ciclofaixa da frente da sua casa até a frente do seu local de trabalho ou estudo, mas os acidentes fatais sempre acontecem em vias expressas.

2 comentários:

  1. Boa noite, Marcos.
    Esta questão das ciclovias realmente é complicada. Também pedalo todo dia pro trabalho e aqui em Vitória temos um ciclovia muito boa. Pena que dos 8,5 Km do trajeto, somente 5 tem ciclovia. O restante do caminho tenho fazer alguns malabarismos e conviver com os xingamentos dos motoristas, que simplesmente não sabem que o ciclista também tem direito de estar ali.
    Bem legal o seu blog.
    Espero que consiga converter muitos motoristas em ciclistas.
    Abraço!

    ResponderExcluir