quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Livro - No Guidão da Liberdade

Estou quase acabando de ler o livro “No Guidão da Liberdade” do Antonio Olinto. Comprei o livro direto no site dele há alguns meses, e li em etapas, devido à falta de tempo.



Ele começou sua pedalada na Europa, por onde passou por 13 países. Depois decidiu continuar, e percorreu 1 da África, 9 da Ásia e 11 da América, só retornando para o Brasil três anos e meio depois de sua partida, a após 46.620 kms pedalados por 4 continentes. Tudo isso no equema sem dinheiro, fazendo acampamento selvagem na maior parte da viagem.

O livro é muito bom. Não do ponto de vista literário, é claro, já que Olinto usa uma linguagem informal e não é realmente escritor.
Mas a sinceridade e a facilidade que ele tem em descrever seus sentimentos durante a viagem, fazem com que você embarque no livro, e de certa forma acabe sentindo as mesmas emoções que ele.
É fácil se identificar e aprender com suas diversas experiências durante a viagem.

Não existe dúvida de que a bicicleta é uma das formas mais humanas de se viajar, sentindo as mudanças climáticas, comunicando-se com as pessoas locais, e absorvendo as mudanças de ambiente gradualmente.
E ainda por cima existe o privilégio de conhecer lugares que nenhum turista que viaja motorizado imaginaria conhecer.

Links de fotos, direto do site dele:

http://www.olinto.com.br/fotos_voltaaomundo2/index.htm
http://www.olinto.com.br/fotos_voltaaomundo/index.htm

2 comentários:

  1. Opa, vou querer emprestado um dia desses!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom livro. Não deixem de ler também Avenida das Américas de Carlos André Ferreira.
    Um abraço e boas leituras.

    ResponderExcluir